Fábrica de Software

Plataformas 

A Steinkirch possui equipes de especialistas e profissionais de alta qualificação, com certificações e capacitação contínua, para as principais plataformas:

 net


Plataforma .Net
.NET é uma iniciativa da Microsoft em que visa uma plataforma única para desenvolvimento e execução de sistemas e aplicações. Todo e qualquer código gerado para .NET, pode ser executado em qualquer dispositivo ou plataforma que possua um framework: a "Plataforma .NET" (.NET Framework).

 java



Java
Java, com implementação de J2EE (Java 2 Enterprise Edition), arquitetura MVC (Model View Controller).

 cplus



C++
C++ possibilita o desenvolvimento de aplicações complexas de alto nível, orientadas a objeto.

flex



Flex
Adobe Flex 3.0 e Framework FLUORINEFX para disponibilização dos serviços na arquitetura SOA.

 

Outras Plataformas

outras

 Arquitetura

Arquitetura Multi-tier
A solução é aderente à filosofia de aplicações Multi-tier, dividida em camada de segurança, camada de dados, camada de negócios, camada de serviços (SOA) e camada de apresentação.

 Multi




SOA - Service Oriented Architecture


SOA - Service Oriented Architecture ou Arquitetura Orientada a Serviços é uma estratégia de TI que proclama a criação de todos os ativos de software de uma empresa via metodologia de programação orientada a serviços.

 SOA

 

Integração e Conectividade

As soluções de software Steinkirch têm a capacidade de se comunicar com outros sistemas, compartilhando dados independente de sua plataforma, arquitetura, linguagem de programação ou sistema operacional. Através dos padrões XML, SOAP, ODMA e HTTP.

 IC

 







XML - eXtensible Markup Language

Maneira flexível para criar formatos de informações comuns e compartilhar ambos os formatos e os dados na World Wide Web, nas intranets e em qualquer lugar. O XML é extensível porque, diferentemente do HTML, os símbolos markup são ilimitados e se autodefinem.

ODMA - Open Document Management API

É uma interface padronizada de alto nível que permite que aplicações “desktop” tais como processadores de texto ou planilhas eletrônicas, se integrem de modo transparente com nossas soluções proporcionando novas funcionalidades. A solução utiliza a tecnologia ODMA – Open Document Management API que permite integração com as principais aplicações de autoria Microsoft Office e Lotus Notes.

SOAP - Simple Object Access Protocol

Modelo para o empacotamento de perguntas e respostas XML. O envio de mensagens SOAP é utilizado para permitir o intercâmbio de uma variedade de informações XML. A norma de SOAP assume a tarefa de transmitir pedidos e respostas sobre serviços entre usuários e fornecedores de serviços.

HTTP - Hyper Text Transfer Protocol

Conjunto de regras para permuta de arquivos (texto, imagens gráficas, som, vídeo e outros arquivos multimídia) na World Wide Web.

LDAP - Lightweight Directory Access Protocol

Protocolo de software para acessar serviços de diretório que permitem a localização de organizações, de pessoas e de outros recursos como arquivos e dispositivos em uma rede, seja na Internet pública ou em uma intranet corporativa.

Web Services

Aplicação lógica, programável que torna compatíveis entre si os mais diferentes aplicativos, independentemente do sistema operacional, permitindo a comunicação e intercâmbio de dados entre diferentes redes.

Single Sign On

É definido como um único ponto de entrada, ou seja, o usuário se autentica uma única vez e tem acesso automaticamente às diversas aplicações existentes, sem a necessidade de recordar seu login e senha em cada sistema.

Active Directory

É uma implementação de serviço de diretório no protocolo LDAP que armazena informações sobre objetos em uma rede e disponibiliza essas informações a usuários e administradores desta rede.

Normas de Qualidade

As nossas soluções de software são desenvolvidas com o uso de metodologia própria e são aderente aos padrões:

  • Nacional ISO9001

iso







  • Internacional CMMi nível 2
cmmi

 




 

 


 

Metodologias

 pmi



O PMI - Project Management Institute é uma associação de profissionais de gerenciamento de projetos que existe desde 1969. Esta associação criou em 1986 a primeira versão do PMBOK - Project Management Body of Knowledge. O PMBOK é um guia que descreve a somatória de conhecimento e as melhores práticas dentro da profissão de gerenciamento de projetos.

A meta do gerenciamento de projetos, segundo o PMI é conseguir exceder as necessidades e expectativas dos stakeholders - O PMI define stakeholders como sendo os indivíduos ou as organizações que estão ativamente envolvidos em um projeto, cujo os interesses podem afetar positivamente ou negativamente o resultado da execução do projeto. Todavia, satisfazer ou exceder estas necessidades envolve um balanceamento entre as várias demandas concorrentes em relação:

  • Escopo, tempo, custo e qualidade (objetivos do projeto).
  • Stakeholders com necessidades e expectativas diferenciadas.
  • Requisitos identificados (necessidades) e requisitos não identificados (expectativas).

O PMI organiza os processos de gerenciamento de projetos em cinco grupos:

 processos

 

 

 

 

Cada processo pode envolver esforço de um ou mais indivíduos ou grupos de indivíduos dependendo das necessidades do projeto. Cada processo geralmente ocorre pelo menos uma vez em cada fase do projeto.

 processos1






 


Todos os processos das áreas acima interagem uns com os outros e também com os processos das demais áreas de conhecimento.


  rup

 

 

O RUP - Rational Unified Process é um framework de Processos Organizacionais, que pode, garantir o sucesso da área de Engenharia de Software.

É um guideline genérico que sugere uma metodologia de desenvolvimento de software, ferramentas, processos e cobre as principais fases de desenvolvimento: levantamento de requisitos, detalhamento de requisitos, design, construção, testes e implantação.

Este é um processo de desenvolvimento iterativo e incremental, no qual o software não é implementado em um instante no fim do projeto, mas é, ao contrário, desenvolvido e implementado em partes.

O RUP:

  • Define um processo genérico de negócios para Engenharia de Software Orientado a Objetos.
  • Compartilha estruturas comuns para processos de Engenharia de Software de mesma família.
  • Provê um controle disciplinado de tarefas e responsabilidades no desenvolvimento de sistema.
  • Auxilia na implementação das seis boas práticas: desenvolvimento iterativo; gerenciamento de requisitos; arquitetura componentizada; modelagem visual; verificação contínua de qualidade; controle de mudanças;
  • É desenhado e documentado usando UML.
  • É usado através da WEB.
  • Pode ser adequado e configurado conforme necessidades específicas da empresa.
  • É integrado às ferramentas de desenvolvimento da Rational.
  • É atualizado pela Rational aproximadamente uma vez por ano.

O processo, possui duas dimensões:

  1. Horizontal representando o tempo e o ciclo de vida do processo
  2. Vertical representando o fluxo do processo, chamado no RUP por disciplinas.

FasesRUP

 A primeira dimensão (horizontal) representa aspectos dinâmicos do processo caracterizados por ciclos, fases, iterações e pontos de controle. O RUP propõe que um software seja construído através de uma sucessão de iterações incrementais.

A segunda dimensão (vertical) representa os aspectos estáticos do processo e é descrito através de atividades, disciplinas, artefatos e regras.

 uml1




A UML - Unified Modeling Language é uma linguagem para especificação, documentação, visualização e desenvolvimento de sistemas orientados a objetos.

Por meio de seus diagramas é possível representar sistemas de softwares sob diversas perspectivas de visualização.

Assim, a modelagem visual com UML:

  • Permite a compreensão de detalhes de sistemas complexos.
  • Melhora a comunicação entre a equipe de projeto.
  • Fornece base não ambígua para a implementação.
  • Permite a formulação de alternativas de solução e sua comparação a baixo custo.
  • Captura os requisitos de modo preciso.


Até a adoção oficial da UML, que foi feita pela OMG (Object Management Group, uma entidade de padronização estabelecida pela indústria de software) em novembro de 1997, não havia um consenso, na comunidade de desenvolvedores orientados a objetos, quanto ao método de modelagem de sistemas.

 UML

 

 

 

 




A UML não é um modelo de processo de software ou uma metodologia de desenvolvimento de sistemas; ela é um mecanismo para “apontar o problema” de forma a expor a essência do domínio de um aplicativo.

Todos os artefatos que a UML fornece são rastreáveis. Se feitos em conjunto com um bom modelo de processo, os modelos podem se completar uns aos outros.

Esse elemento de rastreabilidade é fundamental para um projeto. Como os modelos UML são inter-relacionados na sua criação, é mais fácil identificar quando um componente está faltando ou está potencialmente incorreto.

Diagramas UML

 UMLD

 

 

---

 

 

 

 


MICROSOFT PROJECT

 moproject

 


O MICROSOFT PROJECT é um ambiente de engenharia de software integrado e baseado na web para apoio ao desenvolvimento e gestão de projetos de software.

 MP

 

Voltado ao gerenciamento de processos que compreende diversos recursos de gestão, organiza e distribui informações acerca de projetos e auxilia os profissionais envolvidos na construção de um software de qualidade.

 

 


 
 
  Site Map